A devoção às Primeiras Sextas-feiras do Mês é baseada nas aparições de Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque, uma freira francesa do século XVII. Durante estas aparições, Jesus prometeu graças especiais para aqueles que honrassem o Seu Sagrado Coração.
Nestas aparições, Jesus expressou doze promessas para aqueles que seguissem a devoção ao Seu Sagrado Coração, na realidade são até mais do que 12, mas esse número foi uma forma que um padre nos Estados Unidos escolheu simbolicamente, dado o significado do número 12 para a Igreja.
A última promessa destas 12 é conhecida com a Grande Promessa e é considerada a graça da perseverança final e a salvação para aqueles que comungassem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos. Daí a origem da devoção das Primeiras Sextas-feiras.
Assim, na prática, a devoção às Primeiras Sextas-feiras do mês envolve participar da Missa e a receber a Sagrada Eucaristia na primeira sexta-feira de cada mês, por nove meses consecutivos. Também é recomendada a confissão sacramental.
No coração desta devoção está o amor de Jesus Cristo pela humanidade, representado pelo Seu Sagrado Coração, e a resposta dos fiéis a esse amor através da Comunhão, adoração e reparação. Este amor e devoção ao Sagrado Coração de Jesus é muitas vezes expresso através da oração, meditação e ações de amor e bondade para com os outros.
A intenção por trás dessa prática é incentivar a fé, o amor e a devoção a Jesus Cristo, bem como fortalecer a conexão dos fiéis com a Igreja. Além disso, é uma maneira dos devotos demonstrarem o seu compromisso em seguir os ensinamentos de Jesus e viver de acordo com o Evangelho.
Em um nível mais profundo, a devoção às Primeiras Sextas-feiras do Mês é também uma maneira de reparar as ofensas e os pecados que por tantas vezes cometemos contra o Sagrado Coração de Jesus. Esse aspecto reparador é uma parte fundamental dessa prática, pois reconhece a necessidade de penitência e conversão contínua para se aproximar de Deus.
As Doze Promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque são as seguintes:
- ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
- ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
- ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
- ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
- ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
- ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
- ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
- ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
- ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
- ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
- ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
- ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
Estas promessas são entendidas como expressões da misericórdia, amor e graça de Jesus, que são acessíveis a todos nós através da devoção ao Seu Sagrado Coração.
Jesus Manso e Humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.