41 3256-6641
spedrospaulo@gmail.com

Sobre a paróquia

Dentro da história da Igreja, sobretudo dentro da centenária história da Arquidiocese de Curitiba, a comunidade paroquial de São Pedro e São Paulo deixa um marco bastante significativo dos 50 anos de caminhada consciente, na comunhão e participação.

O território da atual paróquia São Pedro e São Paulo pertencia à paróquia de Santa Cândida, coordenada pelos padres das Missões, chamados padres Vicentinos. Graças ao trabalho e esforço deles, assim como da comunidade que doou o terreno para a construção, foi construída a pequena capela em madeira no ano de 1957.

A comunidade escolheu como Padroeiros os Apóstolos São Pedro e São Paulo. A doação do terreno para a construção da capela foi feita pela família do Sr. Pedro Skora, que, juntamente com a família Ivanoski, sob a coordenação dos padres Vicentinos, construiu a bela capela de madeira.

Em 15 de novembro de 1965, com a criação da paróquia São João Batista da Vila Tingui, passamos a ser capela dessa paróquia, tendo como primeiro pároco o padre Stanislaw Pagacz, SChr.

Com o desenvolvimento do bairro São João e dos bairros vizinhos que formavam a comunidade da capela São Pedro e São Paulo e com o crescimento populacional desses bairros, o Sr. Arcebispo de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, fundou em 24 de fevereiro de 1973 a nossa paróquia São Pedro e São Paulo, e a pequena capela se transformou em Matriz. O seu primeiro pároco foi Pe. Stanislaw Jamrog, SChr.

A comunidade começou a viver momentos fortes no ano de 1975, preparando-se para as Missões. Em 15 de maio desse ano, num domingo, os missionários, padres Redentoristas, escolheram e começaram a preparar líderes para o trabalho pastoral.

Em junho e julho, os padres missionários dedicaram 35 dias para organizar a pastoral da paróquia, dividindo-a em setores. Assim, todas as famílias pertencem aos setores, que são bem definidos, tendo cada setor um(a) coordenador(a), e certo número de setores formam um núcleo que também tem o seu coordenador(a), que, em união com o pároco, realizam trabalhos de reflexão, conscientização eclesial e ação social, transformando a jovem comunidade numa paróquia viva e participante. Foi no mês de agosto que aconteceram as Missões no verdadeiro sentido da palavra.

BAIRRO ALTO – CAPELA SÃO JOÃO BOSCO

O Pároco dava assistência a Comunidade do Bairro Alto, onde se construiu a capela de São João Bosco. A bênção da capela se deu no dia 21 de janeiro de 1975. Três anos mais tarde, surge lá o salão paroquial.

Há necessidade de lá formar a própria paróquia pelo evidente crescimento que lá ocorria. A comunidade se preparou para isso e construiu a residência do padre.

Em 18 de fevereiro de 1982 é fundada a paróquia de São João Bosco separando-se de nossa comunidade.

CONSTRUÇÃO DO CONJUNTO SOLAR

O conjunto habitacional Solar, que repentinamente aparece no território da paróquia, necessita de uma assistência pastoral. Em 21 de setembro de 1977, realiza-se a primeira reunião dos coordenadores dos setores. Três dias depois é celebrada a missa no grupo escolar Jaguariaiva, e na ocasião se realiza a bênção de 16 Capelinhas.

CONJUNTO LEÔNIS

Em maio de 1979, padre Alfredo Granzotto, Capelão Militar da FAB- Base Aérea de Curitiba, hoje CINDACTA II, solicita catequistas esse propõe a rezar missas no conjunto, mas com sua transferência para a Escola Queiroz Filho, deixa de atender a comunidade do conjunto.

Dois anos mais tarde inicia-se as celebrações das missas no salão de festas, como também as aulas de catequese.

Em julho de 1982, realiza-se a primeira reunião das coordenadoras da região do conjunto Leônis.

MUDANÇA DO PÁROCO

Dia 10 de janeiro de 1981, acontece a substituição do Pároco. Assume a paróquia o padre Jan Sobieraj, SChr.

Diante do novo Pároco se enfoca com a necessidade primordial a construção da nova Igreja Matriz. A Igreja de madeira era simpática e acolhedora, mas muito pequena para atender a demanda populacional da paróquia.

O Sr. Arcebispo Dom Pedro Fedalto, durante sua visista pastoral escreveu no livro Ata no dia 27 de junho de 1981 o seguinte:

“OS PAROQUIANOS LIDERADOS PELO PADRE VIGÁRIO, DEVEM COLABORAR DE UM MODO EFICIENTE PARA A AQUISIÇÃO DE TRÊS A QUATRO LOTES PARA A CONSTRUÇÃO DA NOVA IGREJA MATRIZ, DIGNA DA PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO.”

Arcebispo Dom Pedro Fedalto – 27 de junho de 1981

O dinâmico e enérgico padre Jan Sobieraj, juntamente com os paroquianos, tratou seriamente o apelo do Sr. Arcebispo e adquiriram quatro terrenos para a construção da nova matriz.

Vencendo vários problemas com a compra dos terrenos e dos projetos da Igreja, começaram a construção da nova Igreja Matriz no dia 1º de setembro de 1985. A construção durou quatro anos e meio, quando vimos que o sonho se tornou realidade.

Em 2 de julho de 1989 a nova, linda acolhedora Matriz é solenemente consagrada pelo Sr. Arcebispo Dom Pedro Fedalto.

Precisa de ajuda?