O Grupo de Oração (GO) é uma modalidade de encontro promovida pela Renovação Carismática Católica (RCC), um movimento eclesial dentro da Igreja Católica que enfatiza a experiência pessoal com o Espírito Santo. Este movimento iniciou-se em um Grupo de jovens universitários da Universidade de Duquesne, situada nos Estados Unidos no ano de 1967.
Eles estavam fazendo a leitura e meditação dos Atos dos Apóstolos, durante esta meditação estavam buscando fervorosamente a efusão do Espírito Santo. Nessa busca, eles foram agraciados com uma experiência poderosa da Graça Divina, o que ficou reconhecido como o ponto de partida da Renovação Carismática na Igreja Católica. No Brasil a Renovação iniciou aos anos 1970.
Os Grupos de Oração são espaços onde se reúnem semanalmente pessoas que buscam um encontro pessoal com Deus, através de momentos de louvor, adoração, intercessão e partilha da Palavra de Deus.
Na paróquia São Pedro e São Paulo, por exemplo, o Grupo de Oração Discípulos de Jesus ocorre todas as terças-feiras após a Santa Missa das 19h. Este é um convite aberto a todos que desejam ter um encontro mais íntimo com o Espírito Santo.
Os Grupos de Oração são organizados de maneira bastante flexível e variam de acordo com as necessidades e circunstâncias da comunidade local. E incluem momentos de cânticos, oração silenciosa, partilha de testemunhos, experiências pessoais de fé, pregação da Palavra de Deus e orações de intercessão.
Independentemente da idade ou da situação de vida, nos Grupos de Oração as pessoas vivenciam uma experiência real e atual da presença e do amor de Deus, através da ação do Espírito Santo.
O que não falta nos Grupos de Oração:
O Louvor
O louvor ao Senhor nos leva a cumprir aquilo para o qual fomos criados, isto é, realiza-se em nós a expectativa de Deus a nosso respeito: fomos criados para o louvor de Sua glória (cf. Ef 1,14b)”. O louvor ocupa um lugar privilegiado em cada Grupo de Oração.
A Palavra de Deus
Alimento para a fé. É assim que entendemos a Palavra de Deus. Em cada reunião, as pregações apresentam Jesus Cristo como Senhor e Salvador dos homens, tendo sempre como base as Sagradas Escrituras. Vale destacar ainda que essas partilhas, inspiradas na Palavra de Deus, trazem sempre uma força própria de recriação e conversão.
O genuíno Batismo no Espírito Santo
Segundo a Beata Elena Guerra, “o Pentecostes não terminou; de fato, é sempre Pentecostes em todos os tempos e em todos os lugares, porque o Espírito Santo deseja ardentemente dar-se a todos os homens, e aqueles que o desejam podem recebê-lo sempre”. A cada encontro, os membros experimentam a renovação do Batismo no Espírito Santo por meio da oração de efusão.
Prática dos Carismas
Os Carismas, também conhecidos como Dons de Deus, foram dados a todos os batizados para que sejam colocados a serviço dos outros. Um espaço propício para isso é o Grupo de Oração. Os membros, conduzidos pelo Espírito Santo, se deixam usar por Deus para alcançar, curar, amar cada coração presente naquele momento.
A Vida Comunitária
Um dos primeiros frutos da experiência de Pentecostes foi a comunhão, a vida fraterna. Portanto, os Grupos de Oração precisam também trazer essa marca de amor. Assim, os membros não devem ter medo e nem vergonha de ajudar e receber ajuda, de doar ou mesmo expor suas necessidades.
Missionariedade
Partir em missão! Os discípulos cheios do Espírito Santo saíram e anunciaram Cristo ressuscitado a todos os homens após o Pentecostes. O Espírito Santo deu a cada um deles a coragem necessária para realizar a sua missão da melhor forma. Nesse sentido, os Grupos de Oração também trazem essa graça missionária. Por isso, eles precisam, inclusive, apresentar Jesus por inteiro e levar a cada homem e a cada mulher a experiência genuína com o Batismo no Espírito Santo.
Venha você também, ter este encontro com o Espírito Santo. Esperamos você, todas as terças-feiras após a Santa Missa! 🙏