41 3256-6641
spedrospaulo@gmail.com

Padroeiros

São Pedro e São Paulo, nossos padroeiros… São exemplo de humanidade e de busca incansável pela santidade, após terem o encontro com Jesus, seguiram a caminhada dedicando e entregando suas vidas para espalhar a Boa-Nova!

Pilares

São Pedro e São Paulo são considerados os pilares da Igreja Católica.

Jesus disse a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18). Por isto, Pedro é reconhecido como o primeiro papa. Após a ressurreição e ascensão de Cristo, Pedro assumiu a liderança da Igreja, liderou os apóstolos e garantiu que os discípulos mantivessem viva a verdadeira fé.

Paulo era conhecido como Saulo de Tarso, em viagem para Damas­co, ele estava com a missão de prender e levar para Jerusalém todos os homens e mulhe­res que achasse que seguiam Cristo. Durante o caminho para Damasco Saulo teve um encontro com Jesus convertendo-se e sendo batizado. Ele foi apontado como o grande evangelizador, o apóstolo dos gentios (não-hebreus) e passou o resto de sua vida pregando o Evangelho, incansavelmente, às nações do mundo mediterrâneo.

Os dois estiveram em Roma

Embora pouco se saiba da vida de Pedro após a ascensão de Cristo, a antiquíssima tradição católica assegura que o apóstolo viajou para Roma em meados do século 1, fundando a primeira comunidade cristã da cidade.

Essa hipótese é fortemente sustentada por historiadores como Eusébio de Cesareia que, embora tenha vivido dois séculos depois de Pedro, fundamentou sua obra na opinião de autores mais antigos.

Paulo, após ter sido mantido preso por dois anos em Cesareia, conseguiu que seu caso fosse reaberto e obteve o direito de ser julgado por um tribunal apropriado em Roma, em vista da sua cidadania romana.  Ele teria chegado a Roma por volta do ano 60 e pregado na cidade por dois anos, enquanto estava em prisão domiciliar.

Martírio

São Pedro passou seus últimos anos em Roma liderando a Igreja, durante a perseguição, até o martírio em 64. Ele foi crucificado de cabeça para baixo a seu pedido, por não se considerar digno de morrer como o seu Senhor. Ele foi enterrado na colina do Vaticano e a Basílica de São Pedro foi construída sobre o seu túmulo.

A Bíblia não narra como ou quando Paulo morreu. De acordo com a tradição cristã, o apóstolo foi decapitado em Roma, durante o governo do imperador Nero, em 67.  Ele foi decapitado, ao invés de crucificado graças à sua condição de cidadão. Ele está enterrado em Roma, na Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Patronos de Roma

Eles são patronos de Roma e representantes do Evangelho.  Na homilia de 2012 para a solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Emérito Bento XVI os chamou de “principais patronos da Igreja de Roma” e ainda, “A tradição cristã sempre considerou São Pedro e São Paulo inseparáveis: juntos, de fato, eles representam todo o Evangelho de Cristo”.

Fonte: Canção Nova
Precisa de ajuda?