Caridade, a ação de Amar

O amor, uma palavra que se tornou tão banal e corriqueiramente dita que as vezes nem lembramos o que realmente significa perante nosso Deus. São João nos ensina, “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” (I João 4:8).

Mas, como amar verdadeiramente se não sabemos amar? Sim, este é um desafio diário… devemos pedir a graça de nosso Pai para que em nossa miséria aprendamos a amar. Só assim poderemos ser diferentes em um mundo que nos apresenta um amor vazio, materialista e individualista.

Através da caridade podemos aprender a sermos mais amáveis e agradáveis aos desígnios de Deus. Atualmente a caridade é vista na maioria das vezes vinculado a esmola, porém, Jesus integra a caridade com o amor ao próximo de forma mais ampla, tornando a caridade a ação do amar.

Caridade é escutar, é não julgar, é acolher, é participar, é partilhar, é se humilhar, é se sacrificar, é louvar a Deus onde ele não é louvado, é fazer sem buscar aplausos ou algo em troca, é fazer a diferença sem ser notado. Tudo isso é claro, pela glória do nosso Senhor.

Não existe maior prova de amor e caridade do que a que Deus nos deu, sacrificando seu filho amado para nos resgatar, libertando-nos da escravidão.

Às vezes pode parecer um tanto abstrato pensar no que seria este amor caridoso, para ilustrar vamos pensar no seguinte exemplo, uma mãe ou pai, que se coloca à frente de uma bala para salvar o filho, este é o verdadeiro amor caridoso… Aquele que é difícil, sacrificante e mortificante, mas, que é feito sem pensar duas vezes pois o amor é tanto que não se pensa nas consequências.

Em Mateus 16:24-25, Jesus nos descreve o caminho a seguir:

24.Então Jesus declarou aos seus discípulos: “Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me acompanhe.

25.Porquanto quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, encontrará a verdadeira vida.”

Roguemos pela misericórdia divina para que recebamos a virtude da Caridade em nossas vidas e assim consigamos negar a nós mesmos, tendo atos de amor verdadeiramente sinceros ao outro e assim realizaremos a vontade de Jesus.

Por fim, falando de amor verdadeiro não posso deixar de mencionar a descrição dada pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 13:3-8:

3.Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!

4.A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante.

5.Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.

6.Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.

7.Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8.A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.”

Vamos refletir sobre nossas ações de caridade e pedir que a virtude da caridade seja frutificada em nós.

Que o nosso mestre nos guie no caminho e que nossa mãezinha interceda por nós perante as dificuldades!