Nota de falecimento do Padre Jan Sobieraj

Com profundo pesar que anunciamos o falecimento do Padre Jan Sobieraj no dia 08/02/2023.

Nesta homenagem póstuma, queremos prestar tributo à sua vida e obra, e compartilhar nossas lembranças e pensamentos sobre a importância de sua contribuição para a nossa comunidade. Que Deus lhe dê descanso eterno e que sua alma descanse em paz.

Homenagem Póstuma

É com muita tristeza que escrevemos esta homenagem póstuma em sua memória. O senhor foi um religioso dedicado e amoroso da Sociedade de Cristo para os brasileiros e imigrantes, sempre buscando ajudar a todos a encontrar consolo e conforto na fé.

Sua ordenação em 1962 na Catedral de Poznan, na Polônia, seu país natal, marcou o início de uma jornada dedicada a servir aos outros. O senhor se tornou um guia espiritual para muitos, oferecendo palavras de sabedoria e conforto aos que procuravam sua orientação.

Sua dedicação à sua fé e ao seu trabalho como padre inspirou muitos e deixou uma marca duradoura na vida de tantas pessoas. O senhor sempre será lembrado por sua bondade, compaixão e autenticidade.

Que Deus lhe dê descanso eterno e que sua alma descanse em paz. Obrigado por ter sido um pastor tão amoroso e dedicado. Sua presença será sentida e sua memória será sempre mantida viva em nossos corações.

Com amor e respeito,

Seus amigos e filhos espirituais.


História de vida

Padre Jan Sobieraj nasceu no dia 21 de marco de 1933, em Wytomysl, na Polônia. Em 1949 ingressou no seminário da Socie­dade de Cristo, em Ziebice, sendo ordenado sacerdote na Catedral de Poznan, no dia 9 de junho de 1962. Por quatro anos trabalhou em paróquias administradas pela sua congregação na Polônia.

Veio para o Brasil em 1966, trabalhando inicialmente em Gua­rani das Missões (RS). Transferido para Mendes, no Rio de Janeiro, exerceu a função de capelão do Colégio Marista e de pároco da Igreja de Santa Cruz.

No Estado do Paraná exerceu a função de pároco na Igreja do Senhor Bom Jesus, em Campo Largo (1974 a 1980), e pároco da Igreja de São Pedro e São Paulo, em Curitiba (1981 a 1991). Trabalhou por oito anos, a partir de 1992, na cidade de Virmond. Na Paróquia de Nossa Senhora de Monte Claro contribuiu para a construção de quatro novas capelas.

Na Província da Sociedade de Cristo exerceu a função de ecôno­mo, em 1971, e depois, em 1989 e 1995. De 1995 a 1997 fez curso de especialização na área de cultura e língua polonesa, na Universida­de Federal do Paraná, quando fez a monografia com o tema “Nossa Senhora de Monte Claro – Rainha da Polônia em Virmond”.

Em janeiro de 1999 assumiu a Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, no Rio de Janeiro, permanecendo como pároco durante 16 anos.

Pelo seu trabalho missionário no Brasil entre os imigrantes poloneses, foi condecorado algumas vezes pelo governo da Polônia.

O ano de 2022 foi de muita alegria para a Paróquia São Pedro e São Paulo, onde celebramos juntos os seus 60 anos de Ordenação Sacerdotal.

Padre Jan Sobieraj faleceu dia 08/02/2023 por complicações causadas pelo câncer.