Cura e Santificação pelos Sacramentos

Através de seu amor sobrenatural, Jesus nos deixou como consolação os Sacramentos (Batismo, Eucaristia, Confirmação/Crisma, Penitência/Confissão, Unção dos enfermos, Matrimônio e Ordem) que “lançam os alicerces da vida cristã: os fiéis, renascidos pelo Batismo, são fortalecidos pela Confirmação e alimentados pela Eucaristia.” – Catecismo da Igreja Católica nº 251.

Pelos Sacramentos, temos a oportunidade de nos unir ao corpo místico de Cristo(Batismo); receber os Dons do Espírito Santo(Confirmação/Crisma); celebrar e recordar a Santa Ceia, Paixão e a Ressurreição(Eucaristia); reconhecer nossas faltas e assim nos reconciliar com Deus(Penitência/Confissão) e receber a Misericórdia de Deus através da fé que unge(Unção dos enfermos). Por fim, mas não menos importante, aprendemos a nos dedicar à santificação do próximo, amando o outro tanto como cônjuge(Matrimônio) quanto assumindo a comunidade como seu pai espiritual(Ordem).

Mas para que os Sacramentos deem frutos virtuosos, precisamos abrir as portas do nosso coração, porque Jesus é gentil e não irá nos obrigar a atender a porta; a urgência em recebê-lo na nossa casa precisa partir de nós.

Ao buscarmos os Sacramentos precisamos ter a ciência de que ali se encontra a ação de Deus e naquele instante Ele está agindo para demonstrar seu amor, distribuindo graças, concedendo curas, libertações ou intensificando dons. Ou seja, nos tornamos mais próximos de Deus a cada vez que buscamos um Sacramento.

É importante refletirmos, como estamos utilizando as ferramentas que Jesus nos deixou para alcançar a santidade. As curas e prodígios são distribuídos em abundância… Mas, talvez não estejamos olhando da forma correta para o tempo e proposta de Deus para nossas vidas. Vamos começar nossa semana buscando as ferramentas que nos aproximam de Deus? O que acha?

Deus te abençoe!