Com a chegada da Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a caminhada da Quaresma em direção à Páscoa do Senhor. Ao recebermos as Cinzas, relembramos a situação da fragilidade humana.
No momento da imposição das Cinzas sobre os fieis, são proferidas as expressões: “Convertei-vos e crede no Evangelho!” ou “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar!”.
A primeira expressão refere-se a oportunidade que temos na Quaresma de mudarmos(convertermos) nosso caminho, seguindo verdadeiramente o Evangelho como Jesus nos ensinou. A segunda nos lembra como somos perecíveis, frágeis e pequenos.
A Quaresma tem a duração de quarenta dias, iniciando na Quarta-feira de Cinzas e terminando no Domingo de Páscoa.
Estes quarenta dias estão ligados simbolicamente com os 40 anos de caminhada do povo de Deus no deserto em busca da Terra prometida. Com os 40 dias que o profeta Elias marchou até o monte Horebe, a montanha de Deus. E também aos 40 dias em que Jesus jejuou por quarenta dias e noites no deserto da Judéia.
Todas estas situações nos ensinam a buscar uma Quaresma de espiação e penitência para que com a Graça de Deus possamos ser melhores ao final deste período.
Vamos então nos dedicar para que possamos frutificar muitas virtudes em nossas vidas e sairmos do deserto alcançando no fim… O jardim com Jesus!