Durante o mês de agosto, a Igreja no Brasil celebra o Mês Vocacional, um tempo dedicado à oração, reflexão e foco nas vocações.
A vocação comum de cada batizado é a busca incessante pela santidade e à missão de evangelizar o mundo (Catecismo da Igreja Católica 1533). Deus em sua infinita sabedoria, nos possibilita caminhos e responsabilidades distintas para alcançarmos este objetivo, pois, Ele nos chama de formas diferentes.
É importante conhecermos e abrirmos nossos corações para que o Espírito Santo possa falar, quebrar impedimentos e iluminar o nosso discernimento para a nossa vocação. Veja quais são os “caminhos” vocacionais:
Vocação sacerdotal: Homens que chamados a serem a presença de Cristo na Terra, levam a Eucaristia e a Palavra de Deus às pessoas. Eles celebram as Missas, atendem confissões e nos guiam no crescimento espiritual. O significado de Sacerdote vem das palavras latinas: Sacerdos, que significa sagrado e otis, que significa representante. Portanto, sacerdote significa Representante do sagrado.
Vocação religiosa: Homens e mulheres que se consagram a Deus por meio dos votos religiosos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, seguem e servem a Cristo por meio de uma Congregação Religiosa.
Vocação matrimonial: Homens e mulheres que têm vocação para o casamento ou celibato. O casal tem a missão de formar uma família: Pai, mãe e filhos. Estes, devem trilhar o caminho de santidade através do serviço e testemunho de fé.
Vamos pedir com muito fervor santas vocações (muitas e muitas), para que tenhamos santos sacerdotes, santos(as) religiosos(as) e santos matrimónios.
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!