41 3256-6641
spedrospaulo@gmail.com

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que colaboram na salvação do mundo por meio do oferecimento diário de si mesmos e da união ao sacrifício eucarístico.

As principais atribuições do Apostolado são: a vontade de sentir-se parte da Igreja; a oração apostólica; a devoção ao Sagrado Coração de Jesus; e a propagação dessa devoção.

Se você ficou interessado(a) em fazer parte, entre em contato com a secretaria paroquial e saiba mais. Informe-se sobre os dias de encontro, celebrações e o acesso à coordenação nas comunidades da paróquia.

Coordenação: Patrícia Reder Woehl

 


História do Apostolado na Paróquia São Pedro e São Paulo

No dia 02 de junho de 1967, na Vila São Pedro e São Paulo, foi formado o Apostolado da Oração pelo padre Lourenço Bienarski. Na ocasião, o padre escolheu as seguintes senhoras para compor a coordenação do Apostolado:

  • Anna Kotacho – Presidente
  • Maria Bordin – Vice-presidente
  • Inês Skora Guebhardt – Secretária
  • Isolde Klimpel – Tesoureira

Desde então, o Apostolado tem trabalhado na nossa paróquia com muito empenho. Houve muitas mudanças na composição da coordenação, mas, conforme nos contam as senhoras mais antigas e os livros de atas, os padres da Sociedade de Cristo sempre estiveram presentes, apoiando o movimento.

As reuniões eram realizadas, sempre que possível, com a presença de um sacerdote, que costumava ministrar uma pequena formação. O Apostolado da Oração sempre correspondia a esse carinho, cuidando de tudo o que a paróquia necessitava, antes da formação das primeiras pastorais, que assumiram gradualmente suas respectivas responsabilidades pelo bom funcionamento pastoral da nossa comunidade.

Com retiros, excursões, formações e muitas outras atividades, o Apostolado esteve em constante construção da unidade e da espiritualidade do grupo para melhor servir à comunidade.

O Apostolado da Oração também foi responsável, por muito tempo, pelo levantamento de fundos para as necessidades da paróquia, promovendo rifas e festas. Com o tempo, outras pastorais assumiram a função de promoção de eventos, mas o Apostolado sempre esteve presente, contribuindo com trabalho e ajuda financeira sempre que possível. Nos livros de atas, há registros frequentes das doações do Apostolado, como cálices, ostensórios, manutenção de objetos sagrados, entre outros.

O Apostolado também enfrentou momentos de crise, especialmente com a participação das apostolandas e o ingresso de novos membros. Contudo, sempre contou com senhoras e senhores incansáveis, que, traçando estratégias e confiando na providência do Sagrado Coração de Jesus, conseguiram renovar o ânimo do grupo e reativar o fervor de todas as integrantes.

O Apostolado atua também no cuidado com os doentes e necessitados, realizando visitas e fazendo doações em dinheiro para a compra de suprimentos destinados aos mais necessitados.

Uma atividade do Apostolado, hoje pouco conhecida, é a Entronização do Sagrado Coração nas casas. Essa prática possui um valor espiritual inestimável, visto que, ao realizar a entronização, tornamos Jesus e Seu Sagrado Coração rei e protetor do lar que O recebe.

Atualmente chamado também de Rede Mundial de Oração pelo Papa, cada membro do Apostolado da Oração segue a missão de ser Apóstolo do Sagrado Coração de Jesus, assumindo a responsabilidade de ofertar a própria vida a esse Coração que tanto amou os homens. Como prática habitual, reza-se o oferecimento diário pelo Papa e pelas intenções propostas por ele, e sempre se busca honrar e desagravar o Sagrado Coração de Jesus, ao qual todos os membros são consagrados.

Precisa de ajuda?