As conquistas extraordinárias da tecnologia, a ampla oferta das inúmeras escolhas de vida, além da facilidade de viajar, fazem com que muitas pessoas, querendo fazer uso desses benefícios, decidam buscar uma “vida melhor” saindo de seus povoados e suas cidades, e até seus países, procurando se estabelecer em outras regiões do mundo. Existem também inúmeros pessoas que, devido a guerras, perseguições políticas ou religiosas, procuram proteger a sua vida e encontrar segurança fora da sua pátria. Este é um grande fenômeno característico dos séculos recentes.
A Igreja, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor, ao longo dos séculos sempre tem procurado ficar perto dos seres humanos e acompanhar suas vidas em diversas situações. Acompanha também a vida dessas pessoas, organizando diversas pastorais e fazendo um grande esforço para que ninguém se perca perante esses desafios.
Em diversas circunstâncias, milhares de padres diocesanos e membros de congregações religiosas acompanham os filhos de Deus que se encontram não somente no seu país, mas também em terras estrangeiras.
Entre as congregações religiosas da Igreja Católica, está a nossa, fundada em 1932 e cujos membros são chamados religiosos da Sociedade de Cristo. Nossa congregação proporciona assistência pastoral aos compatriotas e seus descendentes que vivem fora das fronteiras da Polônia ou que ali permanecem temporariamente. Imitando Jesus Misericordioso, somos enviados a todos os lugares onde pulsam corações poloneses.
A nossa família religiosa conta com cerca de 500 membros. Em seu ministério, os padres são apoiados por irmãos religiosos. Baseamos toda a nossa espiritualidade e a nossa vida em Cristo, proclamando ao mundo inteiro que é justamente Ele o nosso único e verdadeiro Rei, em quem vale a pena confiar sem limites. Na Eucaristia e através da Eucaristia nós nos unimos a Cristo, ao mesmo tempo, mostrando ao mundo inteiro que na santa Missa, de maneira especial, está presente Aquele por quem vale a pena sacrificar a própria vida. A Eucaristia, que é a fonte da nossa vida espiritual e religiosa, nos une a Deus presente nos altares do mundo inteiro.
O próprio nome − religioso da Sociedade de Cristo − mostra claramente quem é para nós o mais importante, a quem servimos, e a quem inteiramente nos entregamos. Desejamos, então, imitar nosso Senhor, proclamar o Evangelho através da nossa vida e pela palavra e, finalmente, tornar-nos autênticas testemunhas de Cristo.
A partir de 1958, os padres da Sociedade de Cristo começaram a trabalhar também no Brasil, cuidando de paróquias, atuando nos meios de comunicação social e em diversos campos pastorais. Sempre fiéis às palavras de seu Fundador, para cuidar com o mesmo carinho não somente os poloneses e seus descendentes, mas também outras pessoas a nós confiadas.
No início do seu trabalho no Brasil, os padres da Sociedade de Cristo assumiram duas paróquias no Rio Grande do Sul. Com o passar do tempo, eles abriram um seminário menor em Camaquã e assumiram outras paróquias no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e na Amazônia, realizando também trabalho pastoral nos países vizinhos, particularmente na Argentina e Uruguai.
Em muitas comunidades polônicas – onde já vive a quinta e a sexta geração dos imigrantes e a língua dos antepassados já é pouco conhecida − os padres da Sociedade de Cristo procuram manter entre os fiéis de descendência polonesa as variadas manifestações de fé e cultura, bem como os costumes trazidos pelos nossos imigrantes. Além de desenvolver a atividade pastoral, a nossa Província promove uma cooperação regular com Universidades da Polônia na área de desenvolvimento de pesquisas científicas, bem como intercâmbio cultural.
Oração pelos emigrantes poloneses:
Senhor Jesus, pastor das almas, que viestes buscar e salvar todos os perdidos, compadecei-Vos dos nossos irmãos no exterior.
Dai-lhes sentir a fome da palavra de Deus e o desejo de viver em Vós; pois também eles são o Vosso povo, e que permaneçam Vossos pelos séculos.
Permiti-nos ir até eles, despertar neles a fé dos pais e congregá-los de todos os recantos da terra na Casa do Pai.
Fazei também, Senhor, que aos nossos irmãos no exterior não faltem bons pastores, prontos para procurar incessantemente as ovelhas perdidas.
E àqueles que já são os guardiões do Vosso Rebanho, dai-lhes suportar “o peso e o calor do dia”.
Mãe de Jesus, Rainha dos poloneses Emigrados, e todos os Santos Padroeiros da Polônia, intercedei junto ao Senhor por nós e pelos nossos irmãos. Amém.
Mais na página www.brazylia.chrystusowcy.pl


